Explicação do Menu de Opções:
Change Player: Na lista de exibição dos jogadores titulares e reservas do seu time, ao pressionar L1 ou R1, é possível ver alternadamente quatro telas distintas:
Tela1: Exibe a numeração e posição de cada jogador do elenco.
Tela2: A barra verde exibe a condição física inicial de cada jogador. As setas direcionais ao lado das barras representam o status atual dos atletas.
Seta Vermelha:
O seu jogador está em ótima forma e terá um ótimo desempenho em campo.
Seta Amarela:
O seu jogador está em boa forma e terá um bom desempenho em campo.
Seta Verde:
O seu jogador está com seu status normal de jogo. Ele fará uma apresentação dentro de suas possibilidades técnicas.
Seta Azul:
O seu jogador está em má forma. Sua exibição tende a ser um pouco abaixo da sua média normal.
Seta Cinza:
O seu jogador está em péssima forma. Seu desempenho em campo será muito abaixo do esperado.
Cruz Amarela:
O jogador está lesionado. Poderá continuar em campo, embora seu desempenho esteja comprometido para o restante da partida.
Cruz Vermelha:
Simboliza uma contusão grave. O jogador não poderá continuar em campo.
Tela3: Mostra os cartões recebidos por cada jogador
Tela4: Mostra os batedores de falta, pênalti e escanteio do seu time. Acionando a opção Team, e em seguida Set Piece Taker, você pode escolher pessoalmente seus batedores.
Long FK: Batedor de falta de longas distâncias.
Short FK: Batedor de falta de distâncias curtas.
Left CK: Cobrador de escanteio pelo corner esquerdo.
Right CK: Cobrador de escanteio pelo corner direito.
Penalty: Batedor de pênalti.
Auto Settings: A seleção de batedores é feita de forma automática pelo computador.
Set Formation: Exibe formações táticas clássicas pré-definidas pelo computador.
Edit Position: Permite alterar arbitrariamente o posicionamento de cada atleta dentro de campo. Exceção feita ao goleiro.
Team/Change gameplan: Há 11 opções táticas disponíveis, das quais você pode escolher quatro ao longo da partida, e acioná-las ao fazer a combinação de botões exigida:
Centre Att. A equipe é orientada a atacar pela zona central do campo.
R Side Att. Os ataques são concentrados pelo flanco direito.
L Side Att. Os ataques são concentrados pelo flanco esquerdo.
Opp. Side Att. A equipe é orientada a atacar pelo lado contrário do campo em que ocorre a ação. Exemplo: Quando jogadores do setor direito possuem a posse da bola, os companheiros do setor esquerdo descem ao ataque para recebê-la livre de marcação e pegar o adversário de surpresa.
Change Sides: Os pontas, atacantes, ou médio-alas trocam de posição com o intuito de confundir a marcação. Exemplo clássico: Giggs e C. Ronaldo do Manchester United.
CB Overlap: No sistema defensivo, um zagueiro central passa a atuar como líbero.
Pressure: A equipe é orientada a fazer pressão sobre o adversário, inibindo seus ataques.
Counter Attack: Os jogadores são orientados a se adiantarem rapidamente para tentar um possível contra-ataque.
Offside Trap: Ao receber o comando, a zaga forma uma linha de impedimento para anular o ataque do adversário.
Strategy Plan A: Esquema tático alternativo. O time pode mudar radicalmente sua postura em campo, de acordo com as definições estabelecidas antecipadamente por você.
Strategy Plan BÍdem
Team strategy: Esta opção exibe duas sub-opções divididas em 3 graus de eficiência:
Back Line A: A linha de defesa será formada a partir do meio-de-campo, com os volantes adiantando-se ás jogadas dos adversários.
Back Line B: A linha de defesa será formada um pouco mais atrás, em um ponto intermediário.
Back Line C: A linha de defesa será formada bem próximo a grande área.
Offside Trap A: A linha de zaga se utilizará do recurso da linha de impedimento com muita frequência.
Offside Trap B: A linha de impedimento será formada nas ocasiões mais apropriadas.
Offside Trap C: A linha de defesa somente acionará a linha de impedimento em situações extremas, ou não a acionará.
Attack/Defence
Aqui, há cinco opções, das quais você escolherá uma:
Manual: Significa que, durante o jogo, somente você definirá o nível de ataque e recuo de seus jogadores, não havendo automatismo nas ações.
Auto-Defence: Seus jogadores terão uma mentalidade mais defensiva em campo.
Semi-Auto: O computador encontra um equilíbrio entre atacar e defender, dando ao time mais consistência.
Auto-Attack: A equipe é programada para se manter sempre no ataque.
Full-Attack: O computador assume integralmente a função de recuar ou avançar os jogadores.
Mark Settings/Mark Key-player: Ao acionar esta opção, o computador escolhe um jogador do seu time (preferencialmente um zagueiro) para marcar individualmente o jogador mais importante do time adversário. Para cancelar esta opção, basta acionar Disengage Marking.
Select Captain: Selecione o capitão da sua equipe.
Change Settings: Na opção Auto Subs, ao marcar "On", você está delegando ao computador a missão de realizar substituições automáticas durante o jogo, é medida em que os jogadores se lesionam ou estejam muito cansados. Em Auto Positioning, o computador assume a função de alterar o posicionamento tático dos jogadores do seu time.
Individual: Na opção "Individual", ao clicar em um jogador do time titular, aparecerá um pequeno menú próximo ao nome:
Na opção Attack, você poderá dar a cada jogador duas setas de movimentação, que indicarão quais setores do campo o jogador estará mais presente.
Defence Há três sub-opções:
High: Ao acionar esta opção, quando o adversário estiver com a posse de bola, o jogador recuará até o campo defensivo para auxiliar a marcação e tentar contra-ataques.
Normal: O nível de defesa do jogador e seu perímetro de movimentação estarão pré-estabelecidos de acordo com sua posição.
Low: O jogador se manterá na sua posição original, recuando apenas até um determinado ponto.
Mark Settings: Marcação individual. Acionando esta opção, você pode escolher entre duas modalidades de marcação: Normal ou Aggressive.
Edit Position: Como já explicado, permite alterar o posicionamento dos jogadores.
Select Role: Permite alterar a posição de determinado atleta, dando a ele uma nova função em campo.
Data Management: Aqui você poderá armazenar suas formações táticas.
Aí pra quem tem dúvida na hora de editar um uniforme com as instruções de um blog quando diz A2, C1, etc.
terça-feira, 11 de dezembro de 2007
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Um comentário:
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